segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Dia dos pais: Leitura, filmes, vinho e espinha de peixe.

Eu não sou pai, então ainda sou o filho. Um dia antes dos dias dos pais resolvi ler um livro que um amigo (Glauber Rodrigues) que é pai, sabiamente me emprestou. Amigo que poderia ser o irmão pouco mais novo. Com a sabedoria de pai e a sensibilidade exercida ao logo da nossa amizade disse:


- Tenho que te emprestar um livro. Eu sei que você vai gostar.


Não discordei, afinal 15 anos de amizade são necessários para conhecer o apreço por esse ou aquele livro, filme, cd e muito mais... O livro é “O Clube do Filme – David Gilmore”.  



Sinopse: Eram tempos difíceis para David Gilmour, sem trabalho fixo, com o dinheiro contado e o filho  de 15 anos colecionando reprovações em todas as matérias do ensino médio. O autor, diante da falência, da desorientação e da infelicidade do filho-problema, faz uma oferta fora dos padrões: o garoto poderia sair da escola – e ficar sem trabalhar e sem pagar aluguel – desde que assistisse semanalmente a três filmes escolhidos por ele, o pai.



Mergulhei nessa história de pai e filho, curioso pelos filmes, mas me envolvi no universo da relação paternal e me dei conta da grandiosidade exercida pela figura muito lúcida que Gilmour foi para seu filho. Temeroso, errôneo e ao mesmo tempo herói. Pois só o herói é capaz de salvar sabendo que tem fraquezas. Ai eu pergunto: Quem não é herói então? E respondo: Aquele que não tenta.



Curioso pelos filmes, li e vislumbrei a cada comentário sobre as cenas de vários filmes.  Alguns comentários pareciam ter saído de mim. Sobretudo entendi que ser pai é ser amigo.  Exercendo a função de amigo muitas vezes somos pais. Não é igual, mas é importante.



Aos meus amigos que são pais, lhes digo:



Algumas vezes sejam amigos dos seus filhos, como às vezes são pais dos seus amigos.




Durante a leitura que durou o sábado, ouvi constantemente Abramis Brama uma banda sueca de Stoner Rock. Não tem muito a ver com a leitura, mas percebi que é o tipo de banda que o pai mostra orgulhoso pro filho e que proibi a filha de sair com caras que fazem esse tipo de som! (risos)

Marcos Alexandre



p.s: Comprei peixe e vinho, para almoçar com meu pai. O peixe tinha muita espinha. A vida não é perfeita, mas é isso que é gostoso! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário