sábado, 8 de janeiro de 2011

MASSA DE MANOBRA

 Imagem extraída do blog:  http://gustavofelizardo.blogspot.com  - Acrílica sobre tela, 80x100cm.

Tenho visto, lido e assistido pessoas se utilizarem do poder da comunicação para movimentarem grupos de uma forma irresponsável, injusta e pouquíssimo lúcida. Toda manifestação popular é justa? Eu acredito que sim. Só não acredito quando o pivô da manifestação a faz com descuido e utiliza do seu poder de comunicador para manipular. 

MASSA DE MANOBRA: pode ser em suma, um aglomerado de pessoas motivadas por uma opinião ou ideologia pré-estabelecida por grupos políticos, religiosos e o que é mais comum - comunicadores da mídia (televisa, radiofônica, impressa, digital e o que mais tenha surgido nos últimos tempos). Com os políticos somos cautelosos, com os religiosos podemos nos ater as nossas raízes, mas e com os comunicadores? São legais, falam bem e sempre barganham abertamente com você, desde tocar a sua música ou mandar um "alô" no programa dele. Como se isso fosse grande coisa. Mas te deixa a sensação de que você faz parte de alguma coisa. É phoda, né ?! 

Eles usam essa “massa de manobra” para criarem movimentos que defendam a ideologia a que estão influenciadas. 



Ouvindo Macaco Bong - Shift. 

"Shift" quer dizer: mudança, troca, substituição (entre outras). Antes que vocês queiram saber da letra, vale lembrar que essa banda faz música instrumental. Melhor assim, pra não influênciar. rs


Marcos Alexandre

4 comentários:

  1. assim como políticos e e religiososo os tais comunicadores "manobram"a informação com a leitura q fazem de vc...se vc é manobrado, simplismente o cara te leu e entendeu de tal maneira q te fez ser capaz de comprar a idéia q ele vende...a sua própria idéia de si...ele te espelhou...aceite! ele só está te refletindo!

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem?
    Adorei o blog. Depois pass ano meu.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Caro Anônimo, se o individuo lê, pensa, reflete e aceita, deixa de ser manobrado. Ele estará no controle de suas ações. Fazendo parte ou não de uma massa, a sua condição agora é individualizada.

    ResponderExcluir
  4. Jane minha linda, já estou seguindo o seu blog! rs


    Beijos

    ResponderExcluir